PERGUNTAS FREQUENTES - EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CEMJ

Este questionário foi desenvolvido para orientar colaboradores e pais/responsáveis.
1. O que é Bilinguismo?

Bilinguismo é o uso de duas ou mais línguas por uma pessoa. É uma capacidade que se modifica ao longo da vida, dependendo da frequência e dos contextos de utilização de cada uma das línguas que domina.

2. O que é uma escola com carga horária estendida em inglês?

Escola com carga horária estendida em língua adicional promove o currículo escolar em língua portuguesa em articulação com o aprendizado de competências e habilidades linguísticas em línguas adicionais, sem que o desenvolvimento linguístico ocorra necessariamente integrado e simultâneo ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares. As escolas de carga horária estendida oferecem pelo menos 4 aulas semanais na língua adicional.

3. O inglês do CEMJ com Gestão da Educação Bilíngue TB será suficiente para a fluência e proficiência do estudante?
O CEMJ em parceria com a Teddy Bear Bilíngue oferece um projeto de formação de bilíngues por meio de um currículo integrado, desenvolvido pela Teddy Bear, a partir das premissas do método Montessori e do projeto pedagógico da escola. É um projeto exclusivamente desenvolvido e personalizado para o CEMJ.

Os objetivos de aprendizagem se concretizam por meio de projetos transdisciplinares, que possibilitam o desenvolvimento pleno do estudante.

4. Em que língua meu filho será alfabetizado? Como será a alfabetização no inglês?

A alfabetização da criança acontece uma única vez, geralmente na língua de origem, e depois o que acontece são processos de inferência e transferência para a língua adicional. Ou seja, nossos estudantes serão alfabetizados em português e, a partir da descoberta da leitura e da escrita, eles vão desvendando gradativamente o mundo letrado na língua adicional.

5. Como será administrada a questão das crianças que já fazem inglês com aquelas que nunca fizeram? Qual a dinâmica utilizada para que não haja um retrocesso?

Mesmo que alguns estudantes já possuam alguma fluência na língua adicional, o currículo bilíngue será novo para todos, pois os conteúdos acadêmicos geralmente não são abordados pelas escolas de línguas. Além disso, as aprendizagens se concretizam na diversidade, colocando os estudantes em contato com quem tem maior ou menor repertório na língua, da mesma forma que aconteceria se a família se mudasse para o exterior e a criança passasse a frequentar uma escola em outro país. Não há retrocesso para nenhum estudante, independente da vivência prévia que ele tenha com a língua. As novas aprendizagens são construídas diariamente.

6. Qual é a formação dos professores que ministrarão as aulas em inglês?

Para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os professores são contratados pelo CEMJ, de acordo com a formação exigida por lei (Pedagogia e/ou Letras com Licenciatura Plena). Para os Anos Finais, a formação exigida por lei é Letras ou Licenciatura Plena em qualquer área do currículo. Em ambos os casos, o processo de seleção parte dos critérios de seleção de professores estabelecidos pelo CEMJ. A fluência e proficiência, assim como as habilidades docentes para o ensino em língua adicional são avaliadas no processo seletivo e constantemente desenvolvidas pela Teddy Bear Bilíngue.

7. Quanto tempo vai levar para meu filho se tornar "bilíngue''?

Não há um tempo específico. Depende de cada um e do tempo de uso de cada língua no cotidiano. Durante o período de aquisição da língua adicional, os estudantes podem não compreender toda a informação que for veiculada na língua adicional. Porém, a não compreensão de algumas palavras não prejudica a compreensão do enunciado como um todo. Com o tempo, os estudantes vão se acostumando a fazer inferências sobre o que não compreenderam. O importante nesse processo é que eles estejam imersos em um ambiente onde haja exposição na língua que estão aprendendo.